Judô: fazendo campeões para a vida

A luta como ensino

O Judô foi criado em 1882 pelo mestre de artes marciais Jigoro Kano, no Japão. Para desenvolver essa modalidade, ele reuniu alguns elementos de outras artes marciais ancestrais e as perspectivas de mundo que o interessavam.

Como Kano dizia, o judô é “a arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. Essa técnica utiliza o corpo para atacar seu oponente e se defender.

Com o intuito de elaborar a mais perfeita combinação entre combate e filosofia de vida, ele baseou o Judô em 8 princípios relacionados com o crescimento individual:

  • Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
  • Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
  • Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
  • Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
  • Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
  • Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
  • Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
  • Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

Aqui no Brasil, o Judô chegou durante o século XX, com a imigração japonesa. Os primeiros centros de treinamento foram inaugurados em São Paulo a partir de 1920. Porém, a prática só foi institucionalizada com a criação da Confederação Brasileira de Judô, em 1969.

A prática judoca é um constante processo de evolução e aprendizado, por esse motivo ela é muito benéfica no crescimento pessoal, independentemente da faixa etária. Todo aluno começa na faixa branca, que representa o princípio; depois passa para a cinza, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa, a marrom e, por último, a preta. O atleta que atinge a faixa preta está no auge do seu vigor físico e do seu reflexo. 

O Judô também estimula o respeito, o raciocínio lógico, a paciência, o autocontrole, a disciplina e a lealdade. Além disso, fortalece o equilíbrio emocional do praticante e reforça valores como humildade, solidariedade e honestidade.

Leonardo da Vinci

O Colégio Leonardo da Vinci incentiva os alunos a crescerem com as práticas esportivas. O Judô serve como forma de aprendizado constante no nosso ensino, estimulando a disciplina, o foco e a autonomia dentro e fora da sala de aula.

A prática consegue auxiliar em todas as disciplinas escolares, além de possibilitar o fortalecimento das diversas relações que permeiam o universo do aluno – com professores, amigos e familiares. 

O Judô do Colégio Leonardo conta com o consagrado professor Diego Colella. Ele é o sensei da Unidade Alphaville II e inspira todos com suas diversas medalhas e premiações.

Diogo começou a praticar o Judô com 5 anos e mantém o seu professor até hoje – são mais de 32 anos de parceria. Por meio do foco e da disciplina que a prática exige e fortalece, o judoca conseguiu conquistar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Judô Veteranos e no Campeonato Brasileiro de Kata 2022.

Parabéns ao nosso atleta e mestre!

No Leonardo da Vinci, o seu filho alcança o potencial que merece!

 Redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/anglo.leonardodavinci

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/curso-e-col-gio-anglo—unidades-leonardo-da-vinci 

Facebook: https://www.facebook.com/AngloLeonardodaVinci/ 

Leave a Comment