Trabalho de Campo

O lugar de aprender

Quando falamos em aprender, qual o primeiro lugar que vem à cabeça? A escola, claro! A instituição remete, de forma quase que natural, ao ensino e todas as suas derivações. Porém também existem outros locais que são perfeitos para impulsionar o crescimento do aluno. 

A primeira “escola” foi criada em 387 a.C. por Platão, com o objetivo de debater e compreender os aspectos filosóficos da época em que viviam. O formato de academia ao ar livre foi o estopim para o começo do desenvolvimento de uma estrutura que foi sendo adaptada até o modelo que conhecemos atualmente. 

Entretanto, antes de tudo isso, o ensino era passado de pai para filho e o conteúdo aprendido não se restringia a um lugar ou horário. O ser humano aprendia a todo instante e essa característica de curiosidade humana continua até hoje.

Nós somos seres movidos pela curiosidade intrínseca à nossa essência e, portanto, quando nos interessamos por um assunto queremos aprender mais e mais sobre ele.

As escolas têm buscado diferenciar seu cotidiano, oferecendo modelos variados de aprendizado. Uma das opções é recorrer a passeios e visitas – contemplando parques, museus, galerias, pontos turísticos e históricos, entre outros -, com o intuito de explorar novos ambientes e unir teoria e prática.

A experimentação de outros contextos que fogem do material escolar didático apresenta um novo olhar sobre o mundo para crianças e jovens. A interação se torna algo natural e intuitivo e o conceito muitas vezes estudado entre quatro paredes acaba ganhando uma dimensão infinita.

Esse movimento facilita o entendimento, desenvolve as habilidades de compreensão e debate, gera novas visões sobre o mundo e seus conceitos, trabalha o espírito coletivo e estimula a autonomia, o respeito e a reciprocidade.

Colégio Leonardo da Vinci

Essa característica de ensino mão na massa e “in loco” é realidade aqui no Colégio Leonardo da Vinci. Há mais de 30 anos, realizamos o Trabalho de Campo Cidades Históricas de Minas Gerais, ou TC Minas, como é carinhosamente chamado.

O objetivo primário é simples: tornar o ambiente externo um lugar para aprender sobre os mais diversos conteúdos introduzidos na sala de aula. Mais do que disciplinas, História, Geografia, Artes, Literatura e Sociologia circulam as localidades coloniais de forma enriquecedora. As cidades do Ciclo do Ouro escolhidas nesta edição foram Tiradentes, Congonhas do Campo, Ouro Preto e Mariana, cada uma com sua beleza e particularidade. 

Uma das atividades realizadas no TC é a oficina temática. Nesse projeto, os alunos escolhem os temas que recortam as possibilidades oferecidas pelas cidades históricas, tornando a experiência mais ativa e participativa. O debate é livre e a vontade de aprender é imensa.

Por causa da pandemia, ficamos dois anos sem realizar essa experiência histórica. Porém, retomamos às atividades em 2022 para a alegria dos professores e dos alunos. Essa caminhada coletiva permite que os indivíduos viajem no tempo e aprendam de maneira única e criativa.

Venha ser feliz no Leonardo!

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/anglo.leonardodavinci/

Facebook: https://www.facebook.com/colegioangloleonardodavinci

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC1qkzfS70TlIWz8gGcKJgfg

Leave a Comment