Robótica: o futuro do ensino

O mundo automatizado

Os robôs são ferramentas mecânicas automatizadas que utilizam de uma rede de circuitos para realizarem atividades e movimentos, independentemente da complexidade. A sua criação aconteceu durante o século XX, porém existem alguns relatos históricos anteriores em que os robôs são mencionados. 

Oficialmente, o desenvolvimento do autômato se deu com a Revolução Industrial. A produção em massa forneceu a demanda necessária para a elaboração de dispositivos automáticos que manipulassem peças e outros itens na cadeia produtiva. Toda a padronização ocorreu nas grandes metrópoles da época e, com o passar dos anos, os robôs ganharam mais e mais espaço, como vemos hoje em dia. 

Mesmo com o avanço acelerado da robotização das indústrias, foi na ficção que a palavra ganhou popularidade. Ela apareceu, por exemplo, em 1920, na peça ‘Rossum Universal Robot’, do dramaturgo Kapel Kapec. O termo tem origem tcheca e deriva de ‘Robota’, que significa ’labor árduo’, muito relacionado ao trabalho escravo. Na peça em questão, existe um cientista que cria humanos robotizados para exercerem tarefas repetitivas.

Com a popularização do termo, várias questões sobre a relação entre homem e máquina foram levantadas. Esses debates auxiliam até hoje na conclusão ética e moral por trás da automação do mundo.

A robótica é a ciência que estuda a concepção e construção de robôs. A sua aplicação se expandiu muito nos últimos anos. Atualmente, ela está presente desde a produção industrial até o ensino nas escolas.

Robótica chega ao Leonardo da Vinci

O Colégio Leonardo da Vinci disponibilizará, a partir de agosto e de forma optativa, a Oficina de Robótica. Voltada para os alunos do Ensino Fundamental Ano Finais – turmas de 6º e 7º ano, as aulas unirão teoria e prática e integrarão conceitos de várias disciplinas, como Matemática, Física e Mecânica, entre outras. 

Ela permite ao estudante se divertir enquanto amplia sua capacidade corporal e intelectual, explora a percepção de espaço e desenvolve a consciência coletiva. Ao apresentar diversos problemas na prática e gerar soluções mecânicas que antes eram vistas somente na teoria, o aluno aplica alguns conceitos e os aperfeiçoa. Trabalho em equipe, autodesenvolvimento, senso crítico, exposição de ideias, autonomia, criatividade e responsabilidade são alguns deles.

Além dessas vantagens, as áreas psicomotoras, neurofuncionais e de raciocínio lógico também são aprimoradas ao máximo. A criança começa a se preparar para o mundo de uma forma intuitiva e divertida. 

Vale lembrar que os estudantes das turmas de Fundamental Anos Iniciais já contam com os benefícios das aulas de Robótica.

Se você deseja impulsionar o aprendizado do seu filho, venha ser Leonardo da Vinci.