O equilíbrio tecnológico
O crescimento tecnológico
A tecnologia é basicamente uma aplicação prática de um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas diversos. Ela rodeia a humanidade desde os primórdios, surgiu na Pré-história e foi essencial para a sobrevivência da nossa espécie. Entre as primeiras tecnologias presentes na história do homem podemos destacar o fogo, a criação da roda e a escrita.
O nosso cérebro (telencéfalo mais especificamente) configura as linguagens, recepciona sentidos e armazena as experiências, tornando possível a elaboração de tecnologias e inovações capazes de auxiliar no avanço da nossa sociedade.
Essas tecnologias são impulsionadas e utilizadas pelo nosso polegar opositor (o dedão), já que ele facilita o manuseio e o aperfeiçoamento de qualquer item produzido pelo homem. E, por meio da comunicação, as inovações que acabam marcando uma geração são passadas para as futuras, permitindo a descoberta de coisas novas e o aprimoramento do que já existia.
Depois da evolução no setor industrial e do avanço da informática, tivemos a criação de diversos equipamentos digitais como tablets, notebooks e smartphones. Com eles, vários benefícios e facilidades tomaram conta do meio social e profissional na sociedade.
As vantagens da tecnologia são refletidas em todos os segmentos sociais, inclusive nas escolas. Os benefícios principais são a agilidade nos processos de comunicação, a facilidade no acesso à informação, personalização do ensino e a flexibilização de horários. Porém, toda moeda tem seus dois lados e a tecnologia utilizada em excesso ou de maneira errada pode trazer grandes prejuízos para os estudantes.
Leonardo da Vinci
Por esse motivo, é de extrema importância que seja estabelecida uma medida equilibrada para o envolvimento tecnológico no meio estudantil. Quando há exagero no uso desses meios, os alunos podem desenvolver um certo nível de dependência junto com a desatenção e o fácil esquecimento de informações.
Aqui no Colégio Leonardo da Vinci, estamos atentos para que a tecnologia seja um fator positivo na formação de nossos alunos. Por exemplo, nossas aulas de Ciência e Tecnologia contam com uma vasta produção escrita aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais para estimular o léxico e a flexibilidade linguística. Já para os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, intercalamos o uso de computadores e tablets com desenvolvimento de raciocínio lógico com programações sequenciais em pequenos robôs para cumprir missões apresentadas nas aulas.
“A tecnologia como ferramenta no aprendizado precisa ser tratada com muita atenção, ou seja, em casa deve haver um acompanhamento constante por parte dos responsáveis para certificar-se que naquele momento as crianças estejam fazendo o uso adequado da ferramenta (um tablet, notebook ou até um smartphone). E na escola é preciso haver sempre um contraponto ao uso dessas ferramentas para fortalecer as diversas formas de aprendizagem”, explica Felipe Franco de Barros, professor de Ciência e Tecnologia do Colégio Leonardo da Vinci.
Dessa forma os nossos estudantes aprendem a valorizar a tecnologia sem depender dela, experimentando um equilíbrio perfeito para o aprendizado.
Vem ser Leonardo da Vinci!