fbpx

COMO PREPARAR OS NOSSOS FILHOS PARA O FUTURO?

O futuro dos filhos será marcado por mudanças e avanços tecnológicos cada vez mais rápidos. 

Estudos apontam que a humanidade nunca esteve tão jovem como agora. Pessoas entre 14 e 24 anos de idade já superam a marca de 1 bilhão em todo o planeta. Logo, o seu filho não está só e tem diante de si oportunidades incríveis para construir seu projeto de vida. No entanto, ele faz parte de uma sociedade altamente volátil, flexível e que muda o tempo todo, numa velocidade jamais vista. Diferente da geração dos nossos pais e avós, onde as mudanças demoravam algumas décadas para ocorrerem e, com isso, se tinha mais previsibilidade, os tempos atuais são marcados por incertezas e instabilidades.

Qual o papel da escola numa sociedade cada vez mais jovem, que está em permanente mudança e altamente tecnológica?

Desejamos o melhor para os nossos filhos e escolher a escola que irá prepará-los para o futuro exige análise criteriosa e confiança na proposta pedagógica. Para ajudá-los, listamos aspectos fundamentais que precisam ser analisados nesse momento decisivo de escolha –>

Formação
acadêmica sólida

O aluno deve encontrar um espaço propício para viver uma experiência escolar que, além de transmitir conteúdos escolares, ensine a estudar e a aprender todos os dias e de forma prazerosa por meio de metodologias eficazes de aprendizagem.

Responsabilidade social e ambiental

Cada vez mais, a humanidade se conscientiza de que não há felicidade possível fora da solidariedade. Seu filho deve aprender a fazer escolhas e planejar a vida a partir de modelos mais sustentáveis, que cuidam do ser humano e do meio ambiente.

Protagonismo
digital

Ao longo das vivências escolares de aprendizagem, o aluno deve ser estimulado a produzir conteúdos digitais relevantes, que fortaleçam o seu protagonismo digital. Assim, ele poderá inspirar o fomento de ideias e soluções inovadoras, deixando sua marca no mundo.

Inteligência
socioemocional

A sociedade passa por mudanças. Os estudantes também. Por isso, a escola precisa oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, que leve os jovens a se descobrir como pessoas e cidadãos que contribuirão com as transformações do futuro.

Criatividade e
inovação

A criatividade é uma capacidade humana que surge quando a emoção, a cognição e a ação se encontram. A escola deve propiciar vivências que o levem a se perceber como um ser criante.

Cidadania
global

 

A escola deve ajudar seu filho a se sentir membro de uma enorme aldeia global, notadamente multicultural, oferecendo oportunidades para interagir com pessoas de outros povos e culturas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) orienta que “a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza”.

Base Nacional Curricular Comum

A Lei Federal nº 13.415/2017 instituiu importantes mudanças na estrutura e no currículo do Ensino Médio e as escolas brasileiras têm até 2022 para implementá-las. A nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) divide o currículo em dois núcleos: Formação Básica e Itinerários Formativos

Formação Básica

As aprendizagens essenciais previstas no núcleo de Formação Básica terão uma carga de 60% do total de horas do Ensino Médio e deverão contemplar, obrigatoriamente, as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Inglês.

Itinerários Formativos

Os tradicionais conteúdos escolares passam a ser organizados por áreas de conhecimento, conforme ao lado, permitindo uma maior articulação entre as disciplinas. Os Itinerários Formativos terão uma carga equivalente a 40% do total previsto para o Ensino Médio:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Formação Técnica e Profissional

Eixos Estruturantes

Os professores, em diálogo com as características da sua disciplina, deverão planejar suas aulas explorando os seguintes eixos:

• Investigação científica: Investigação da realidade por meio de práticas científicas;

• Processos criativos: Conhecimento e aprofundamento nos campos artísticos e socioculturais;

• Mediação e intervenção sociocultural: Envolvimento acerca do conhecimento e mobilização relacionados à vida humana e ao planeta, atuação socioambiental e cultural, mediação de conflitos e desafios da comunidade.

• Empreendedorismo: Conhecimento do mercado de trabalho, de iniciativas empreendedoras alinhadas ao projeto de vida e atuação ativa na sociedade.

GRADE CURRICULAR

ÁREA DE LINGUAGENS

E SUAS TECNOLOGIAS

 

ÁREA DE MATEMÁTICA

E SUAS TECNOLOGIAS

 

ÁREA DE CIÊNCIAS

HUMANAS

 

ÁREA DE CIÊNCIAS DA

NATUREZA

 

PROJETOS

ESPECIAIS

 

GRADE DA 1ª SÉRIE

2021

CONHEÇA AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

Conhecimento

Aprender a interpretar o mundo físico, social, cultural e digital, por meio dos conhecimentos que a humanidade construiu até aqui.

Pensar científico, crítico e criativo

Aprender a fazer Ciência, a formular hipóteses, a realizar testes de verificação, a demonstrar o modo como as coisas funcionam.

Repertório Cultural

Descobrir as múltiplas formas de expressão e produção artístico-cultural, por meio de um pensar-fazer-sentir capaz de criar coisas inéditas e originais para os si.

Comunicação

Saber expressar ideias, sentimentos e informações com clareza, utilizando as inúmeras formas de interação social existentes na era digital.

Cultura Digital

Não apenas consumir conteúdo digital, mas ser capaz de produzir conhecimentos e informações e assumir um protagonismo digital ético e responsável.

Trabalho e Projeto de Vida

Alcançar os conhecimentos e experiências essenciais para construir com liberdade o seu projeto de vida.

Argumentação

Desenvolver capacidade argumentativa com base em fatos, dados e informações confiáveis.

Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se e cuidar de si, respeitando os vários modos de ser e de estar no mundo das outras pessoas, olhando a diversidade humana como uma das nossas maiores riquezas.

Empatia e Cooperação

Desenvolver relações solidárias, cooperativas, respeitosas e sem preconceito de qualquer natureza.

Responsabilidade e Cidadania

Agir socialmente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos e comprometidos com a dignidade da pessoa humana.

O seu filho merece estudar no Colégio Anglo Leonardo da Vinci!

• Oitava melhor escola do estado de São Paulo

• 38 aulas semanais

• Método exclusivo Aprender a Estudar

• Professores altamente capacitados

• Tecnologias educacionais inovadoras

• Plurall – Plataforma virtual de aprendizagem

• Serviço de Orientação Profissional e de Estudos

• Plantão de Dúvidas

• Simulados

• Olimpíadas Científicas

• Leonardas – evento esportivo e cultural

• Fest Curtas – produção cinematográfica

• Trabalhos de Campo – aprendizado na prática

• Currículo alinhado à BNCC

ALPHAVILLE                  BUTANTà                 GRANJA VIANA                  OSASCO                  VILA SÃO FRANCISCO