Gentileza como “matéria” da grade escolar
Gentileza, um gesto tão admirável e respeitável que anda meio esquecido nos últimos tempos, não é mesmo?!
Gentileza gera gentileza
Expressões simples estão sendo deixadas de lado, como ‘bom dia’, ‘boa tarde’, ‘obrigado’, ‘agradecido’, ‘por favor’, entre outras. Todas elas precisam ser resgatadas e cultivadas em casa e na escola, de modo a criar relações e ambientes saudáveis e mais respeitosos.
Atitudes como abrir a porta para uma pessoa, fazer um favor sem esperar nada em troca ou ceder o lugar para alguém que está de pé são gestos que fazem a diferença e trazem conforto para o dia a dia. Contudo, muitas dessas atitudes andam se perdendo na rotina.
Gentileza é uma ação nobre, distinta e amável. São aquelas práticas simples, que não exigem esforço algum, apenas um apreço ao próximo e contribuem tanto para que nossos relacionamentos e cotidiano se tornem bem mais agradáveis.
Para reforçar essas iniciativas de gentileza preparamos algumas dicas:
Dar exemplo
Gentileza é atitude; por isso, nada melhor para os pequenos do que aprenderem vendo a prática dos mais velhos. Dessa forma, os ambientes se tornam uma vitrine de bons exemplos, incluindo a escola, os espaços públicos, a residência… Em todos eles, há a possibilidade de mostrarmos à criança como ser gentil é simples, faz bem e melhora o convívio.
Ouvir com carinho e atenção
Estimular a criança a contar seus medos, sonhos ou mesmo vivências simples ajuda a despertar a sensibilidade para escutar o outro também, com atenção e interesse verdadeiro. Isso reforça os círculos de amizade.
Tratar bem o próximo
Agir com o outro como gostaríamos que agissem conosco. É dessa forma que o convívio com as pessoas no dia a dia se torna muito mais simples e prazeroso.
Visitar organizações de ajuda ao próximo
Ajudar pessoas mais carentes ou com necessidades especiais, visitar um lar de idosos ou orfanato são caminhos para levar a criança a exercer a prática da gentileza e estimular sua percepção aos problemas alheios. São também boas oportunidades para que os pequenos percebam o quanto uma atitude simples pode auxiliar, recuperar e até transformar a vida de muitas pessoas.
No Colégio Leonardo da Vinci, os alunos exercitam empatia, gratidão e generosidade com amigos e famílias.
Recentemente, a professora Verônica realizou com os alunos do 5º ano da Unidade de Osasco o projeto “Ação de Gentileza”, envolvendo carinho e reconhecimentos pelo trabalho dos diversos profissionais que cuidam da nossa escola.
Seja gentil todos os dias!
Vem ser Leonardo da Vinci.