Fazer o bem sem olhar a quem

A importância da boa ação

“Depende de nós, quem já foi ou ainda é criança, que acredita ou tem esperança, quem faz tudo pra um mundo melhor…” Grande sucesso da Turma do Balão Mágico, a canção “Depende de Nós” se consagrou como um hino atemporal, lema para as novas gerações com sua letra que ensina sobre a importância de fazer o bem desde a primeira idade.

Valores como respeito, integridade, compaixão, empatia e honestidade devem ser aplicados diariamente em nossas vidas e, por isso, precisam ser ensinados por familiares e tutores desde a infância. 

Afinal, é a partir do diálogo e do exemplo que o caráter é formado.

Estimulando a prática do bem

Plantando sorrisos

A educação de crianças e adolescentes pode ser desafiadora, sobretudo na era da tecnologia e do fácil acesso à informação. No entanto, é por meio de uma base sólida que os filhos moldam suas crenças e pilares, que serão levados por toda a vida.

Ensinar os jovens a serem cordiais, pensarem coletivamente e agirem com educação é fundamental para a formação de uma geração que irá plantar sorrisos por onde passar.

Colhendo frutos

As boas práticas atuam como agentes de transformação, criando um ambiente acolhedor e saudável. Isso faz com que as pessoas se tratem com mais sensibilidade e carinho, sem competições e rivalidades. Uma simples boa ação gera frutos diários.

Pequenas ações no nosso dia a dia

Gestos que podem ser praticados todos os dias e que fazem uma grande diferença:

  • Desejar bom dia, boa tarde e boa noite por onde passar;
  • Sempre dizer por favor e obrigado;
  • Colocar-se no lugar do outro;
  • Dar lugar a idosos e pessoas que precisam;
  • Ajudar o próximo;
  • Saber dividir;
  • Respeitar as diferenças.

A missão do Colégio Leonardo da Vinci

Em nossa instituição, acreditamos que as crianças irão transformar o futuro e por isso incentivamos que os alunos se engajem e pratiquem o bem, sem julgamentos e sem olhar a quem. Um bom exemplo disso foi um projeto realizado por nossos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Unidade de Osasco, que logo espalhou por outras unidades que também se uniram nesta corrente do bem.

A ação consiste em uma campanha de arrecadação de lacres e tampinhas para ajudar na castração de animais de rua. A venda dos lacres também contribuía para a aquisição de cadeiras de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção. 

O movimento deu tão certo que mais e mais alunos começaram a se engajar. Depois de ouvirem uma palestra com a líder comunitária da ONG ‘Ação Vida’, os alunos se comoveram e decidiram colocar a mão na massa. As crianças conseguiram compreender uma realidade além daquela que estavam habituadas e sentiram o desejo de ajudar aos que tanto precisam.

E o projeto cresceu. Atualmente, outras instituições são amparadas por nossos solidários jovens de diferentes unidades, como a ONG ‘Ecopatas’ – SABESP, um abrigo de animais.  

Isso é Leonardo da Vinci. Vamos fazer o bem?