Uso consciente e responsável da Internet

Orientadoras do Anglo participam de curso de capacitação

As orientadoras da unidade Granja Viana, Juliana e Renata, participaram do curso o "Uso consciente da internet", promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da SaferNet Brasil.

O encontro ofereceu capacitação e subsídios aos educadores do Ensino Fundamental e Médio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro e consciente da internet.

Entre os temas abordados, estão: Cyberbullying, compartilhamento de imagens íntimas, reputação digital, desafios violentos e segurança digital. “Os jovens acabam se expondo em um ambiente que, aparentemente, não tem muitas regras. Na realidade, tem legislação própria, crimes, direitos e deveres. Nosso papel é trazer o tema para a sala de aula e orientar os alunos a usar com consciência”, conta Juliana.

Segundo ela, é fundamental pensar nas possibilidades de articulação desse tema com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e somar esforços para ampliar a capacidade de utilização crítica das mídias digitais no Brasil.

“Os direitos humanos, o respeito, a empatia e a responsabilidade antecedem o uso a internet. Precisamos articular a importância de tudo isso. Voltamos desse encontro com ideias e mais conhecimento”, ressalta a orientadora.