Simulação ONU: alunos debatem Conservação do Patrimônio Histórico e Cultural

Aprender a estudar na prática faz muito mais sentido

Alunos do Fundamental II e médio continuam engajados em debates que buscam colaborar com propostas das Nações Unidas. Depois do encontro em Alphaville, aconteceu a simulação de delegações na unidade São Francisco. O tema “Conservação e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural” gerou boas reflexões e integrou diversas turmas.

Os estudantes desempenharam o papel das delegações de cada país e discutiram acerca de assuntos importantes de políticas públicas e auxílio para a humanidade. As regras foram definidas e apresentadas na abertura, e o comportamento requerido foi de decoro, como as práticas presentes nos debates oficiais da ONU.

As simulações diplomáticas são mais uma oportunidade para unir prática e teoria, algo tão valorizado no Colégio Anglo Leonardo da Vinci. Os alunos estão preocupados com um tema de máxima importância que é “Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”. Para os professores, é um grande privilégio ver a maturidade, a consistência e a responsabilidade deles durante esses encontros.

“Eles aprendem a respeitar, a ouvir, a expor sua opinião na hora certa e de forma assertiva. Isso por si é uma grande lição. O projeto ajuda também na atualização e seleção de fontes confiáveis para pesquisas, uma vez que faz parte da preparação. Estimula a autonomia e agrega novas descobertas”, ressalta xx.

Foram mais de 30 participantes, entre ouvintes e representantes de países. Todos interessados em encontrar soluções coletivas que melhorem a vida das pessoas. “Ampliaram seus conhecimentos sobre o tema, constataram a importância da ONU e da Unesco e tiveram a oportunidade de conhecer colegas de outras unidades, que compartilham os mesmos interesses. Essa integração favorece o aprendizado e fortalece o vínculo com a escola”, finaliza xx.