Setembro Amarelo envolve alunos na unidade Osasco

Ensino Fundamental II e Ensino Médio participam de palestra informativa

 

A campanha Setembro Amarelo abriu espaço para a reflexão e o debate sobre o suicídio, seus sinais e a importância da prevenção em diversos setores da sociedade. Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, unidade Osasco, participaram de uma palestra com Karina Fukumitsu que reforçou o valor da vida.

Pais e alunos foram espectadores de uma encenação que mostrava o peso que é carregar nas costas muitas coisas em silêncio. Uma alusão ao que acontece em casos de pessoas com ansiedade e depressão, por exemplo. Ficou evidente que pedir socorro faz toda a diferente e que qualquer um pode ajudar.

Karina levou a plateia a pensar na necessidade de se buscar ajuda e, ao mesmo tempo, foi enfática ao falar sobre a vida. “Quais são os momentos que nos fazem sentir vivos? Temos que dar chance para a vida e não tomar posse da nossa insatisfação”, ressaltou.

Ela discorreu sobre objetivos, sonhos e conquistas, que vão muito além de resultados. É preciso ter propósito. “Devemos ter em mente os objetivos que queremos conquistar, independe dos resultados que já tivemos e dos que ainda poderemos ter. Quando a vida te der obstáculos, tenha criatividade para resolvê-los”, disse.

Com um discurso acolhedor e rico em informações, a palestra cumpriu seu papel de orientar e motivar cada um. Para a aluna Marina Melo, foi emocionante. “Refletimos sobre como encontrar formas de resolver um desafio e incentivados a buscar o colo de alguém para superá-lo. Me identifiquei muito e fez muito sentido”, relatou.

Também acrescentou a importância do assunto entrar em pauta nas escolas e valorizou a oportunidade de participar desse encontro. “As escolas precisam falar sobre isso. Não podemos ignorar um tema tão sério e presente nos dias atuais. A prevenção é o caminho para evitar sofrimentos”.