Primeiro ano monta Terrário e amplia conhecimento

Projeto bichos no jardim continua encantando as crianças

Os alunos do primeiro ano do Colégio Anglo Leonardo da Vinci continuam com sua pesquisa sobre bichos do jardim. Nesta semana, eles aprenderam a montar um insetário e um terrário. Essa aula prática enriqueceu o aprendizado e estimulou o protagonismo.

As crianças já tinham colocado a mão na terra, no gramado e observado ao redor das árvores para se apropriar desse conhecimento (saiba mais aqui). Dando sequência ao estudo das as três maiores classes de artrópodes (insetos, aracnídeo e crustáceos), elas levaram alguns bichinhos mortos e vivos para a escola. Classificaram, registraram, levantaram hipóteses sobre como montar esses espaços e depois concluíram o projeto.

O terrário é um minijardim que imita o ambiente natural. Na escola, ele foi montado em um aquário, no qual foram colocados carvão, pedras, terra e plantas. O local ganhou algumas minhocas, que já estão fazendo buraquinhos, e tem uma baratinha.  

Segundo a professora Sonia, a proposta foi montar algo mais próximo possível ao habitat natural de alguns insetos. Nesse espaço, os alunos observam o que acontece com a água quando ela é colocada dentro de um sistema fechado.

Já o insetário foi montado em uma caixa. “Explorar, observar, perguntar, buscar soluções em grupo fazem parte o nosso dia a dia. O aprendizado na prática faz do Aprender a Estudar”, ressalta a professora.