Férias: saiba como aproveitar bem esse período

Planejar é fundamental para garantir bons momentos


As férias são um importante momento no ano escolar do aluno. É um descanso necessário para voltar com energia para encarar as responsabilidades do próximo ano. Confira as dicas do Waguinho, coordenador do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, e saiba como aproveitar bem o período e garantir bons momentos.

Segundo ele, como é uma quebra na rotina escolar, é comum o jovem depositar muitas expectativas em relação ao que poderá fazer. Alguns alunos, mais preocupados com os estudos, podem idealizar estudar pontos que precisam melhorar. Outros planejam assistir às séries que tiveram vontade, mas faltou tempo para isso durante o ano. Há quem queira encontrar com os amigos ou não programar nada.

“No imaginário, as férias são sentidas como um tempo livre infinito. Mas, muitas vezes, a realidade é que as curtas férias acabam e saímos frustrados com o que não conseguimos fazer”, explica Waguinho.

A sugestão para evitar decepções é planejar. O coordenador indica colocar no papel todas as coisas que você tem vontade de realizar nesse momento. Ao escrever, fica mais fácil dimensionar o quanto tudo cabe efetivamente nos dias disponíveis.

“Assim, aproximamos expectativa e realidade, uma habilidade essencial a todos e responsável por uma maior capacidade de realização e engajamento em qualquer projeto – seja o de dominar as fórmulas da física ou o de avançar nas fases de jogos”.

Waguinho ressalta ainda que férias bem aproveitadas são bem dosadas. “Nós, humanos, não fomos feitos para repetir apenas uma de nossas habilidades. Somos múltiplos e precisamos exercer isso o tempo todo. A saúde e o bem viver apoiam-se nesse equilíbrio. Minha sugestão é equilibrar bem os dias para aproveitar esse período bem”, acrescenta.

Por isso, atente-se a três pontos:

1) Agenda aberta. Planejar, como vimos, é importante, mas busque dosar tempo livre com momentos definidos. Espalhe as “vontades” que colocou no papel ao longo dos dias, lembrando-se de deixar alguns blocos livres. Assim, caso novas ideias apareçam, você pode adaptar a programação.


2) Equilíbrio. Tente dosar atividades corporais com mentais, sociais com individuais. Atividades culturais com entretenimento, por exemplo.


3) Descanse. É fundamental! Colocar compromissos demais pode fazer com que você se veja novamente pressionado com muitos afazeres e acabe voltando cansado à rotina escolar em 2020.

Acha que precisa dedicar um tempo para estudar? Calma! O coordenador também listou três dicas que vão te ajudar nisso.

1- Planejamento. Separe uma para colocar algum conteúdo em dia. Planejar os horários e os dias que destinará aos estudos, se é o que deseja fazer, o ajudará a ficar menos preocupado. Assim, você vai usufruir o lazer sem culpa.

2- Leituras obrigatórias. Se você é um pré-vestibulando, este é um período importante para colocar a leitura das obras cobradas em dia. É uma forma de estudo mais prazerosa. Sem cobranças, apenas insira alguns bons livros na sua programação.

3- Filmes e documentários. Também são uma forma de estudo descontraída e que traz novos conhecimentos.