Férias: oportunidade de viver novas experiências em família

As férias são um importante momento no ano escolar. Não só pelo descanso das lições e das atividades sistemáticas que os estudantes possuem, mas também porque é uma excelente oportunidade para que eles articulem os conteúdos aprendidos com a vida e ampliem, assim, seu repertório.

“Não é somente na escola que se aprende. O aprendizado está nos diferentes territórios que compõem nosso círculo de vida e nas relações que construímos. Por isso, as férias devem ser vistas como uma grande aula e um tempo fundamental para ampliar a visão de mundo e viver outras experiências”, explica a coordenadora Ana Beatriz Assali.

Segundo ela, muitas vezes, as famílias ficam engajadas no planejamento de uma viagem,mas é importante organizar atividades que permitam que a criança e o adolescente explorem a cultura disponível na cidade, como teatro, cinema, exposições e parques.    

“Para incentivarmos nossos filhos, devemos refletir se temos prazer em nos aventurarem novas descobertas. Férias planejadas contemplam curtir os dias, aprendendo, descobrindo juntos”, recomenda.  

Confira 5 dicas paracurtir as férias em família

1) Ir ao parque;

2) Explorar o centro de São Paulo;

3) Planejar saídas com os filhos, fazendo combinados e negociações;

4) Caminhar pela Paulista aos domingos;

5) Aproveitar para buscar livrarias diferenciadas, explorar os livros e ter um tempo de leitura.