Ensino Médio participa de trabalho de campo na Pinacoteca

Visita estimula os estudantes na busca por novos conhecimentos

Os alunos do 2º ano, do Ensino Médio, participaram do Trabalho de Campo Arte na Pinacoteca do Estado de São Paulo, importante museu de arte no Brasil. A visita estimulou a busca por novos conhecimentos.

A proposta foi conhecer e interagir com a obra de Ernesto Neto, um dos mais prestigiados escultores da atualidade, de importância internacional, que está ocupando quatro salas do museu com 60 obras. Desde 1980, o artista vem produzindo obras que colocam em diálogo o espaço expositivo e as diversas dimensões do espectador.

“Ernesto Neto desdobra suas esculturas em grandes instalações imersivas, que propõem ao espectador um espaço de convívio, pausa e tomada de consciência. As estruturas lúdicas acolhem ações e rituais que revelam as preocupações atuais do artista: a afirmação do corpo como elemento indissociável da mente e da espiritualidade”, explica o professor Claudio.

Segundo ele, em contato direto com obras de arte, os estudantes ampliaram o conhecimento sobre as questões estudadas em sala de aula. “O TC Arte oportunizou a experiência com arte, sobretudo nessa exposição que aborda importantes conceitos contemporâneos de participação e coautoria”, acrescenta.

Como contraponto à mostra contemporânea, o grupo visitou também as mostras Vanguarda Brasileira dos anos 60 e Arte no Brasil: galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte Moderna. Assim, completaram o ciclo de conteúdos de Arte Moderna e Contemporânea.