Ensino Médio conhece a exposição “Imagens do Aleijadinho”

Aprendizados no MASP terão continuação no TC Minas

 

Alunos da 2ª série do Ensino Médio, unidades Osasco e Butantã, foram à exposição “Imagens do Aleijadinho”, no Museu de Arte de São Paulo – MASP. O artista é figura central na história da arte no país.

Segundo o professor Claudio, do Anglo Leonardo da Vinci, com 50 obras, a mostra se insere numa contextualização sócio-histórico-cultural das cidades mineiras no ciclo do ouro em meados do século 18 e inicio do século 19. Cenário em que houve intenso fluxo de artistas, músicos, arquitetos, comerciantes e escravos na região.

Em um contexto de guerras e rebeliões por causa da extrema riqueza produzida, Antônio Francisco Lisboa foi fundamental para a gestação do processo de conscientização da identidade cultural brasileira. Os alunos conferiram muitas esculturas do artista, imagens devocionais feitas para altares privados e de igrejas.

Além da observação e da leitura das obras, os estudantes foram incentivados a identificar elementos do estilo único de Aleijadinho e particularidades que aguçaram o clima de descoberta e a reflexão sobre a obra de arte.

“Na nossa concepção, a obra de arte, qualquer que seja, propicia a criatividade do expectador, a partir de seu olha que interroga , descobre, e formula questões. A visita foi formativa, instigante e, de certa forma, preparatória para o TC Minas”, ressalta o professor.

A próxima parada, portanto, será no Trabalho de Campo Minas, onde vão desenvolver mais sobre esse conhecimento. A turma parte para a expedição nesta terça-feira e volta no dia 15, domingo.