Crianças protagonistas: alunos discutem melhorias para a escola

Programa O Líder em Mim estimula a autoconfiança e o trabalho em equipe


Os alunos do Fundamental I do Colégio Anglo Leonardo da Vinci estão exercitando o trabalho em equipe e desenvolvendo a capacidade de solucionar problemas. Os representantes de sala se reuniram para discutir melhorias para a escola e, agora, compartilharão as novidades com os colegas.

A atividade faz parte do programa O Líder em Mim e valoriza o espaço para o diálogo e a criação. Estimula o pensamento crítico e coloca o aluno na posição de protagonista: ele expõe sua opinião e busca conhecimento por conta própria.

Na reunião, o primeiro passo foi levantar alguns problemas na escola. Então, a equipe Farol Mirim avaliou como eles interferem no bem-estar de todos e na harmonia em sala de aula. Após identificar o que pode ser modificado, os estudantes buscaram soluções para manter o ambiente mais agradável, organizado e acolhedor.

Uma das ideias é lembrar a turma de colocar sempre as mochilas no lugar destinado a elas e guardar os brinquedos após usar. Eles também se conscientizaram que é essencial contribuir para que banheiros e refeitórios permaneçam limpos, entre outros exemplos. “Se cada um fizer a sua parte, os espaços se tornam melhores para todos”, concluíram.

O desafio não para por aí. As crianças estão comprometidas em partilhar as mudanças que querem com os amigos. É mais um momento de muito aprendizado. Como as sugestões foram pensadas por elas, o engajamento é contagiante. Logo, todos estarão contribuindo para que os planos sejam concretizados.

“O programa O Líder em Mim trabalha o conceito de que toda criança pode ser um líder de sua vida e desenvolve habilidades socioemocionais. O aluno é encorajado a tomar decisões e a enfrentar desafios. Assim, ele supera dificuldades e toma consciência de suas capacidades. É muito gratificante vê-los criando seus projetos e engajando os colegas”, ressalta a coordenadora Rosana.