Aulas de Artes promovem aprendizado lúdico no Fundamental I

Alunos do 1º ano fazem releituras de obras de arte com foco na infância


Os alunos do 1º ano estão entusiasmados com a possibilidade de criar releituras de Ivan Cruz e Pieter Bruegel, dois artistas importantes que inspiram com muitas cores e valorizam a infância. Com esse projeto, as crianças estão conhecendo brincadeiras antigas.

Ivan cruz é conhecido pela frase “criança que não brinca não é feliz”. Ele monta um cenário com casas coloridas e coloca o brincar em primeiro plano. Bruege também mostra pessoas pulando corda e cela, amarelinha, se divertindo com esconde e esconde, soltando pipa, entre outras.

Segundo a professora de Artes Adriana, na releitura, é preciso pesquisar, interpretar bem o que se vê para exercitar a criatividade e, então, recriar a partir da inspiração da técnica usada pelo artista na original.

Um trabalho primoroso está trazendo muitas cores na unidade Anglo Granja Viana. As crianças estão pintando um muro da escola. Em Osasco, a professora Irene propôs alguns recortes de Ivan Cruz e os alunos estão escolhendo o seu preferido para reler em aquarela no papel. Esse trabalho também será exposto.  

“O objetivo é despertar o olhar deles  para pensar, identificar elementos na obra de arte, perceber as cores, nomear o que é cor forte e fraca, conhecer as cores primárias e secundárias e os elementos básicos da arte. Elas comparam os artistas ao fazer releitura. Além disso, estamos mergulhando nas brincadeiras antigas e trazendo essa realidade para a escola”, explica a professora Adriana.

A professora Sonia acrescenta que tem sido uma oportunidade de mostrar para os alunos quão divertido é brincar à moda antiga. Basta disposição e criatividade. “A brincadeira possibilita muitos aprendizados e traz novos conhecimentos. Aprender a estudar de forma lúdica estimula o protagonismo do aluno e faz toda diferença no Ensino Fundamental I ”, completa.