Atividade desperta os sentidos nos alunos do 2º ano

Turma é vendada e exercita a visão, a audição, o paladar e o tato

O corpo humano é composto por cinco sentidos: visão, olfato, paladar,  audição e tato. Eles fazem parte do sistema sensorial. É por meio deles que interpretamos um ambiente, captamos estímulos ao nosso redor e reagimos a eles. Essas e outras descobertas foram feitas pela turma do 2º ano em uma atividade que estimulou o Aprender a Estudar na prática.

Pode parecer comum para os adultos, mas sons, cheiros, gostos, toques são novidades para as crianças. Elas vão aprendendo a sentir, a ver, a ouvir o que está em sua volta. O estímulo ajuda em seu desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional.

O ponto de partida para esse estudo foi o filme “O milagre de Anne Sullivan”, vencedor do Oscar com a melhor atriz. Ele traz a história da incansável professora que tenta fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda o mundo que a cerca.

De olhos vendados, os alunos se colocaram no lugar dessa personagem, observaram a sala de aula e exercitaram a sensibilidade para perceber o ambiente, os colegas, o próprio corpo, seus limites e dificuldades durante a experiência. Sem a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato entraram em alerta. Esses sentidos podem passar despercebidos no dia a dia. Na atividade, foram bastante valorizados.

“O cérebro é capaz de recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos. Por isso, é tão importante promover atividades sensoriais na infância. Estamos entendendo e aprendendo o mundo a nossa volta e esse projeto envolveu muito as crianças”, acrescenta a professora Ediléia.