Alunos visitam exposição “Claudia Andujar: a luta Yanomami”

Turmas ampliam a leitura de gêneros jornalísticos abordados em Redação

Alunos do Ensino Médio foram à exposição “Claudia Andujar: a luta Yanomami”, no instituto Moreira Salles. O objetivo foi ampliar a leitura de gêneros jornalísticos abordados na disciplina de Redação e refletir sobre a luta pela visibilidade dos povos que vivem na floresta.

“Observamos especialmente o trabalho de fotojornalismo, as possibilidades de narrativas visuais e de compreensão das ‘histórias por trás das imagens’, refletindo, também, sobre os contextos de produção destas”, explica a professora Carolina.

A retrospectiva da obra de Claudia Andujar dedicada aos Yanomami, indígenas ameaçados de extinção, ocupa dois andares com aproximadamente 300 imagens e uma instalação da fotógrafa e ativista, além de livros e documentos sobre a trajetória do povo em busca de sobrevivência.

“A fotógrafa denuncia diversas formas de violência sofridas por eles, conseguindo, enfim, a homologação de terra Yanomami, em 1992. Hoje, novamente ameaçada”, acrescenta a professora.

Segundo ela, a visitação proporcionará aos estudantes do segundo e terceiro anos importante material de análise e aprofundamento dessas discussões, não somente para elaboração de textos na área de redação, como para qualificação de debates nas outras áreas do conhecimento.