Alunos se despedem do 9° ano com aprendizados em Paraty

Cidade encanta com sua paisagem exuberante e muita história

Entre os dias 30 de novembro e três de dezembro, as turmas do 9° ano conheceram a incrível Paraty. Com sua paisagem exuberante, águas cristalinas, arquitetura charmosa e cheia de história, a cidade marcou o coração dos alunos e garantiu a despedida desse ciclo com chave de ouro.

No primeiro dia, o grupo foi ao Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba. Os estudantes se desconectaram completamente da rotina corrida tão presente na cidade e “mergulharam” no universo dos animais marinhos. Observaram de perto várias espécies e conheceram suas peculiaridades. O trabalho de conscientização e proteção das tartarugas marinhas impressionou a turma.

Essa experiência os engajou de forma especial. Todos acordaram no dia seguinte cheios de expectativas em busca de outras novidades. Energia, colaboração e integração marcaram essa viagem e possibilitaram aulas impressionantes ao ar livre.

Na Praça da Matriz, os professores Ricardo e Romulo falaram sobre a história de Paraty. Foi surpreendente saber curiosidades compartilhadas por eles, como o fato de que a cidade tem forte influência da maçonaria. Esta presença aparece em símbolos encontrados nas fachadas. Outra observação é a forma com que as ruas foram construídas permite que o vento circule uniformemente por todo o local.

Na sequência, embarcaram no passeio de Escuna Paz e Amor pelas principais ilhas e praias da região. Um cenário propício à diversão e ao contato com a natureza (restingas, manguezais e costões rochosos apareceram). O tempo nublado não ofuscou o brilho nos olhos de cada um. Ao chegarem ao hotel, ainda curtiram a piscina na pool party!  Tempo para fazer novas amizades e fortalecer laços, que podem perdurar por toda a vida.

O terceiro dia foi chuvoso, mas também não atrapalhou a animação. Os alunos fizeram o Caminho do Ouro, um dos pontos mais importantes da história do Brasil. Essa visita os levou a conhecer a ecologia e a cultura paratiense.   Cachoeiras, ateliers, alambiques, comida caseira tornaram essa parada marcante.  

A noite foi preenchida com músicas, abraços e gratidão em um Luau. A orientadora Carol embalou as meninas e os meninos com palavras de motivação e agradecimento. Foi um momento de celebração, pura emoção e despedida do Ensino Fundamental II.

No último dia, aconteceu a visita ao Museu Forte Defensor Perpétuo pela manhã. Este é o único Forte que ainda existe em Paraty. O trajeto exige persistência e bom ânimo e os estudantes já tinham mostrado que são muito bons nisso. Subiram a pé num agradável caminho cercado pela mata.

O trabalho de campo envolveu não só eles, mas a equipe pedagógica participou ativamente e colaborou para um clima de respeito, amizade e comprometimento sem igual. Todos voltaram radiantes com o resultado e parabenizando os nonos anos, que mostraram que ingressarão no Ensino Nédio repletos de vivências e aprendizados.  

“O estudo do meio promoveu um enriquecimento sobre esse patrimônio histórico. A integração, a união, a afetividade e a diversão dos nossos alunos complementaram a beleza natural das praias e da cidade. Celebramos as amizades e os conhecimentos conquistados ao logo desse período. Estamos orgulhosos de cada um”, acrescenta a coordenadora Claire.