Alunos se despedem do 9° ano com aprendizados em Paraty

Cidade encanta com sua paisagem exuberante e muita história

Entre os dias 1 e 4 de dezembro, as turmas do 9° ano conheceram a incrível Paraty. Com sua paisagem exuberante, águas cristalinas, arquitetura charmosa e cheia de história, a cidade marcou o coração dos alunos e garantiu a despedida desse ciclo com chave de ouro.

A primeira parada foi em Ubatuba para um delicioso almoço. Depois o grupo seguiu para o Parque Estadual de Picinguaba para curtir uma tarde de mar, areia e jogos. Tempo para fazer novas amizades e fortalecer laços, que podem perdurar por toda a vida.

No local, puderam observar também restingas, manguezais e costões rochosos. Talvez, tudo isso passasse despercebido em uma viagem qualquer, mas não com os professores, tão dedicados e atentos para mostrar cada detalhe e tornar, de fato, a viagem inesquecível e enriquecedora.

No 2º dia, os estudantes fizeram um city tour no Centro Histórico de Paraty, no qual tiveram uma aula especial de História. Na sequência, embarcaram no passeio de Escuna Paz e Amor pelas principais ilhas e praias da região. Um cenário propício à diversão e às descobertas.

Após uma noite de jantar, descanso e confraternização, todos estavam prontos para vivenciar o Caminho do Ouro (Estrada Real) no 3º dia. Acompanhados por guias locais e pelos educadores do Anglo, ouviram a história de Paraty, sua vegetação, animais presentes na região e discutiram a intervenção do homem na natureza. Seguiram por uma pequena trilha até chegar ao Poço do Tarzan, famosa cachoeira.

O último dia foi dedicado para a turma conhecer o Aquário de Ubatuba. Os alunos observaram de perto diversas espécies de animais marinhos e conheceram mais sobre seus habitats e muitas curiosidades. Em seguida, visitaram o projeto TAMAR, que faz o trabalho de conscientização e proteção das tartarugas marinhas.

O trabalho de campo envolveu não só alunos, mas os professores em um clima de respeito, amizade e colaboração sem igual. Toda equipe voltou radiante com o resultado e parabenizando os nonos anos, que mostraram que ingressarão no Ensino Nédio prontos, comprometidos e repletos de vivências e aprendizados.  

“O estudo do meio promoveu um enriquecimento sobre esse patrimônio histórico. A integração, a união, a afetividade e a diversão dos nossos alunos complementaram a beleza natural das praias e da cidade. Celebramos as amizades e os conhecimentos conquistados ao logo desse período”, acrescenta a coordenadora Claire.