Alunos do Fundamental 1 são premiados pelo “O Líder em Mim”

Programa reconhece habilidades socioemocionais e engajamento no Colégio

O Colégio Anglo Leonardo da Vinci - unidade Osasco - foi premiado pelo “O Líder em Mim” na categoria “Intervalo com oficinas”. O programa promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e valoriza o protagonismo dos alunos. As turmas do Fundamental 1 foram reconhecidas porque encontraram uma forma de promover o entretenimento na escola, valorizar novas amizades e compartilhar talentos.

O projeto começou em 2018 e continua até hoje. As crianças do 1º ao 5º ano definiram um calendário de oficinas, cuidaram de toda a divulgação para convidar os colegas, estabeleceram metas, organizaram os materiais necessários e as reuniões. Aplicaram os conceitos trabalhados com o programa em sala de aula e foram líderes dessa ação que movimenta o espaço com criatividade, cultura, socialização e muitos sorrisos.

Essa mobilização teve início com Origami (peixe, tsuru, árvore de Natal e shuriken) e expandiu para Culinária, Ciências (Condução de eletricidade, Gelo, Limpeza de moeda), Come Come de Papel, Show de Música e Contação de histórias e teatro. As turmas utilizam o laboratório, a biblioteca, cantina e anfiteatro. A hora do lanche foi enriquecida e todos querem mesmo é vivenciar todas essas experiências e criar oportunidades.

Os estudantes já concluíram que esses encontros geram uma troca significativa entre eles. Momentos que fazem parte do Aprender a Estudar de forma lúdica. “Percebemos uma evolução no grupo. As crianças se sentem valorizadas e inseridas no cotidiano escolar. Ampliam e estreitam os laços de amizade, melhoram a oralidade e a confiança”, explica a coordenadora Rosana.

Isso ficou muito perceptível aos olhos da Aline, mãe do Gabriel, autor da oficina de origami. “Ele se sentiu importante, fez novos amigos e fica sempre muito feliz quando os colegas conseguem fazer o desafio proposto. Com alguns meses desse projeto, vejo que ele consegue se expressar melhor em público e é uma criança muito mais comunicativa”, acrescenta.

Segundo a coordenadora, a premiação é um reconhecimento à liderança das crianças no planejamento, organização e execução de atividades no dia a dia. As oficinas são exemplos de autonomia, engajamento e protagonismo dos alunos. Algo que realmente faz parte da vida deles no Colégio Anglo Leonardo da Vinci.

“Eles estão confiantes em suas habilidades e são estimulados a ter novas ideias. Buscam soluções em equipe para resolver as dificuldades que encontram durante a organização do intervalo. Tudo isso trouxe melhorias para a convivência  escolar. Estou encantada  com o avanço  de cada um”, ressalta Rosana.