Alunos do Ensino Médio conhecem a Universidade de São Paulo

Veteranos da Biologia, Psicologia e Poli conversam sobre a rotina dos cursos


O Serviço de Orientação Profissional e de Estudos – SOPE, do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, levou alunos da 2ª série do Ensino Médio para a USP Portas Abertas. A visita foi uma oportunidade para conhecerem mais sobre a universidade.

O objetivo foi observar os diferenciais dessa renomada instituição, seus institutos, propostas de pesquisa e extensão universitária, ter acesso a mais informações a respeito dos cursos oferecidos e sentir um pouco da rotina dos veteranos, conversar com eles e conhecer esse ambiente universitário tão almejado.

O grupo teve a oportunidade de falar com Gustavo, doutorando em Biologia. Ele contou sua trajetória profissional, que teve início na arquitetura. Segundo ele, recomeçar é sempre uma opção!

“Ele relatou que todo o conhecimento adquirido anteriormente ficou para a vida e, agora, segue na área acadêmica. Nesta fase em que os alunos se pressionam bastante para escolher a carreira e a universidade, essa história acolheu as angustias deles. Mudanças são possíveis se forem necessárias”, ressalta a orientadora Juliana, da unidade Granja Viana.

Na Psicologia, eles ouviram sobre a importância de entender que a faculdade vai muito além das disciplinas ministradas em sala de aula. É preciso buscar conhecimento por conta própria e ser proativo. Isto os alunos Anglo fazem com excelência.

Conheceram ainda sete projetos de engenharia mecânica na Poli e se encantaram vendo a engenharia na prática. Fizeram perguntas e foram muito bem recepcionados.

“Os estudantes voltaram com os olhos brilhando. Essa experiência reduzirá a ansiedade na escolha da carreira. Uma vivencia única, acompanhada por nós mais uma vez”, acrescenta o orientador Juca.