Alunos ampliam conhecimento sobre tipologias textuais ao ar livre

Turma do 1º ano, do Ensino Médio, vai ao Parque Chácara do Jockey

A turma do 1º ano, do Ensino Médio, está estudando tipologias textuais. Os alunos da unidade Butantã conheceram o texto descritivo de objetos e foram ao Parque Chácara do Jockey para ampliar seu olhar sobre a descrição de ambientes.

Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. A intenção da descrição é que o interlocutor possa criar em sua mente uma imagem do que está sendo descrito. A comparação pode ser utilizada para ajudar a descrever, como “o objeto parece com” ou “ a cor lembra” etc. Ao ar livre, a turma conseguiu fazer observações assim.

A professora Carolina, de Redação, mostrou a importância de uma boa descrição, que pode ser objetiva ou subjetiva, com opiniões, sensações e sentimentos, por exemplo.

“Os alunos vão, agora, produzir esses dois tipos de descrição, com base em tudo o que conversamos. O estudo de campo foi importante para que tenham outra percepção sobre o assunto e usem essa experiência para trabalhar o tema em sala de aula e melhorar cada vez mais a escrita”, ressalta.