6º ano faz novas descobertas no Trabalho de Campo Santos-SP

Aprender a Estudar na prática enriquece o aprendizado e faz diferença

Vivenciar, descobrir e compartilhar trazem ainda mais sentido no aprendizado. É por isso que o Colégio Anglo Leonardo da Vinci cria constantemente oportunidades para que os alunos associem e apliquem os conteúdos estudados indo além da sala de aula. A turma do 6º ano, por exemplo, acabou de voltar do Trabalho de Campo em Santos-SP. Aprender a Estudar na prática faz diferença!

Santos tem muito a contar. A região se desenvolveu com a exportação do Pau-brasil, açúcar e, mais tarde, do café. Este último ajudou, e muito, o próprio crescimento do país inteiro. Cenário que modificou sua arquitetura e possibilitou construções histórias.  É a maior cidade do litoral paulista e abriga o maior porto da América Latina e é o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio.  

Conceitos de História, Geografia e Biologia foram apresentados em conversas que se tornaram verdadeiras aulas ao ar livre. “Foi incrível conhecer a Igreja e passear de Escuna. Vimos a cidade do alto em Monte Serrat, onde observamos a poluição e refletimos sobre as questões ambientes. Fiz muitas anotações e prestei atenção em tudo o que os professores falaram. Foi tão interessante que já estou com muita expectativa para o próximo trabalho de campo e aprender ainda mais”, conta a aluna Giulia.

A biodiversidade, a Mata Atlântica, a fauna, a flora e os recursos hídricos não encontrados em outros lugares impressionaram os alunos. O cidadão santista vive em uma ilha cercada pelo verde dos morros e que tem grande parte de sua área continental localizada em um espaço de conservação ambiental, o Parque Estadual da Serra do Mar.

“Aprendemos sobre vegetação, o clima e os biomas. Todo o conteúdo sendo mostrado na prática facilitou a compreensão sobre temas abordados em sala de aula. Isso é muito legal”, acrescenta a aluna Isabela.

Essa valiosa experiência também favoreceu a aproximação entre os estudantes e professores, algo muito valorizado e incentivado no Colégio. Muitos relataram que a conexão com os colegas foi fortalecida em um ambiente propício às novas amizades.

Que venham novas descobertas!