5º ano relembra conteúdos de história

Alunos debatem acontecimentos dos Períodos Colonial e Imperial

Recordar é (re) viver. Por isso, o 5º ano participou de uma aula para relembrar os acontecimentos dos Períodos Colonial e Imperial estudados no 4º ano. Por meio de debates e trabalhos, os alunos construíram uma linha do tempo desde antes de 1500, com vestígios dos primeiros povos, até a Independência do Brasil. Agora, estão prontos para buscar e adquirir novos conhecimentos.

Os estudantes fizeram vários estudos, assistiram a vídeos, praticaram com exercícios e partiram para a reelaboração do conteúdo. Em duplas, receberam imagens relativas a fatos históricos dessa época. A partir daí, foram desafiados a pensar em uma palavra que lembrasse algo desse momento e deveriam registrar o que aprenderam a respeito. Ao final, cada uma compartilhou suas observações.

“A proposta foi ajudá-los a organizar fatos por meio do tempo cronológico e rever os conteúdos e conceitos estudados no ano passado. Assim, estarão aptos a relacionar novos fatos, confrontar pontos e vista, estabelecer correspondência entre passado e presente e a buscar novas fontes de pesquisa”, ressalta a professora Mônica, da unidade Granja Viana.