5º ano participa de Trabalho de Campo na Fazenda do Café

Turma amplia conhecimento sobre o período colonial e imperial do Brasil

Os alunos do 5º ano, unidades Alphaville, Granja Viana e Osasco, visitaram a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí. O foco do trabalho de campo foi vivenciar os conceitos estudados sobre o período colonial e imperial do Brasil (História) e a importância do café para o desenvolvimento da região sudeste (Geografia).

O lugar viveu a transição econômica do Brasil, o período em que a mão de obra era escrava e imigrante. Teve início com o declínio das exportações de cana-de-açúcar e auge da produção do café.

A estrutura física do local é extremamente preservada. Senzalas domésticas, pelourinho, casas dos senhores do engenho, capelas com imagens do século 18, palmeiras imperiais que a Princesa Isabel presenteou na época em que se hospedou nessa fazenda estão conservados.

Além de conhecerem a estrutura, os alunos aprofundaram seus conhecimentos na história do café e observaram as etapas do plantio, processos, máquinas e equipamentos antigos que ainda funcionam. Também puderam experimentar.

Segundo a professora Mônica, as crianças precisam vivenciar o conteúdo para que ele faça mais sentido no processo de aprendizagem.  “Isto realmente aconteceu nessa experiência. Elas ficaram encantadas com tudo o que viram, ouviram e sentiram”, ressalta.