1º Sarau Sociológico traz trabalhos artísticos e reflexões

Alunos do Ensino Médio discutem “As classes sociais”, de Karl Marx

 

O Anglo Leonardo da Vinci realizou seu primeiro Sarau Sociológico com alunos da 2ª série do Ensino Médio. O tema “As classes sociais”, abordado pelo sociólogo alemão Karl Marx, norteou os trabalhos artísticos de dança, teatro, música e interpretação.

Segundo Mariana, professora de sociologia, a ideia foi apresentar novos desafios aos alunos, nos quais eles deveriam mostrar, na prática, o que aprenderam em sala de aula. O objetivo foi usar outras linguagens para expandir as discussões sobre o assunto.

“Assim, eles conseguiram criar novos significados ao conteúdo, expandindo a discussão e trazendo a temática das classes sociais para refletirmos sobre a vida a partir de uma Imaginação Sociológica e um pensamento crítico e cidadão”, explica.

O Sarau envolveu a todos. As turmas não só aprofundaram o conhecimento em cada tópico colocado pela professora, como foram além. “Dialogaram com esses temas, relacionando-os com suas realidades. Eles apresentaram uma percepção muito sensível de mundo. Portanto, foi uma troca enriquecedora”, ressalta.

No Colégio, a sociologia ocupa um espaço importante e fundamental. As aulas estudam o comportamento humano, os processos que interligam as pessoas a grupos e instituições, e leva os estudantes a reflexões essenciais para a formação.